Seja Bem Vindo ao blog da Pet da Plínio

Aqui você vai encontrar informações sobre saúde e bem estar do seu melhor amigo. Toda Semana novas dicas e notícias sobre cães e gatos postados pela veterinária da Pet da Plínio Dra Paula Becker.

domingo, 12 de junho de 2011

Cuidados com os Animais no Inverno

Nesta época de dias frios devemos tomar certos cuidados com nossos cães e gatos. As baixas temperaturas podem agravar ou fazer surgirem problemas respiratórios como acontece com as pessoas.

Hoje existem vacinas disponíveis nas clínicas veterinárias para a prevenção da gripe canina, doença viral de maior ocorrência em períodos de clima frio e seco, e que pode ser complicada pela presença de infecções secundárias por bactérias levando à pneumonias.

Manter os animais bem protegidos de correntes de ar é essencial. Caso seu cão permaneça no pátio ofereça um abrigo, seja um canil ou uma casinha,  em local com exposição solar adequada  (evite um local onde o sol esteja incidindo o dia todo para evitar a elevação excessiva de temperatura) e também onde não ocorra acúmulo de umidade.

Camas, cobertores  e roupas podem confortar animais mais sensíveis ao frio. Estes devem ser lavados periodicamente e expostos ao sol para limpeza e também eliminação de ácaros  que podem levar aos aparecimento de  alergias na pele e aparelho respiratório.

Para  donos de  cães e gatos que permanecem com roupas vale lembrar da necessidade da retirada das roupinhas diariamente para realização de escovação dos pelos, principalmente aos que possuem pelagem longa e média. Esta escovação irá evitar a formação de nós e também remover pelos mortos, mantendo a beleza dos animais e evitando a necessidade de tosas totais.

Quanto aos banhos a frequência pode ser a mesma das épocas mais quentes. Porém os cuidados deve ser maiores quanto a secagem da pelagem.  Também os banhos em água mais quente podem ressecar as peles mais sensíveis sendo necessário o uso de shampos e condicionadores com componentes hidratantes.

Lembre-se: Mediante qualquer alteração consulte um médico veterinário. Ele é o único profissional habilitado para avaliar e tratar a saúde  dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário