Seja Bem Vindo ao blog da Pet da Plínio

Aqui você vai encontrar informações sobre saúde e bem estar do seu melhor amigo. Toda Semana novas dicas e notícias sobre cães e gatos postados pela veterinária da Pet da Plínio Dra Paula Becker.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Cultivo de fungos e bactérias: para que servem estes exames?

Os animais e humanos apresentam um amplo número de microrganismos que habitam seu organismo, em um relação sapróbia (sem provocar danos à saúde). Essas bactérias e fungos podem ser encontradas na pele integra sem estar provocando doenças.

Bactérias como Staphylococcus (alguns gêneros) , Micrococcus sp, Bacillus spp, Escherichia coli, Proteus ,  e fungos como Aspergillus, Penicillium, Malassezia, Mucor, Rhizopus, entre outros,  podem ser encontradas em cultivos de amostras de pele e pelos sem necessariamente estarem causando lesões nos animais. A importância destes microrganismos acontece quando há um desequilíbrio na função da pele como uma barreira e esses passam a infectar os animais ou ainda  causar reações alérgicas.

Pacientes que foram tratados mais de uma vez contra um tipo de infecção e não estão respondendo mais ao uso de um tipo específico de medicamento devem sempre ser testados com os exames de cultivo. Essa conduta faz parte da rotina do atendimento especializado na Dermatologia Veterinária.

O exame de cultivo de bactérias ou fungos é de grande importância para definição de tratamentos quando há uma alteração dermatológica  nos cães e gatos. Os materiais coletados são crostas, secreções, pelos e raspados da pele que devem ser enviados em poucas horas após sua coleta para análise laboratorial. Os cultivos de bactérias demoram no mínimo 3 dias para que se possam identificar que microrganismo está presente nas amostras, e o cultivo fúngico pode levar até 21 dias para que se conclua se houve crescimento e que tipo de fungo foi identificado.

São exames primordiais em casos de pacientes que estão passando por problemas crônicos como infecções de pele e ouvidos. O antibiograma é essencial para definir no cultivo a quais antibióticos esse microrganismo é suscetível.  Com o exame concluído o veterinário pode definir que antibiótico pode ser  o mais adequado para o tratamento. Em alguns casos há o crescimento de microrganismos não relevantes para o caso clínico do paciente, assim uma interpretação profissional do resultado do exame é essencial. Na rotina da clínica dermatológica muitas vezes os tutores costumam se preocupar com resultados principalmente de cultivos fúngicos que na maioria das vezes apresentaram espécies sapróbias (ou sejam que são presentes na superfície corporal do animal sem causar lesões ou doenças)


Consulte sempre um médico veterinário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário