Seja Bem Vindo ao blog da Pet da Plínio

Aqui você vai encontrar informações sobre saúde e bem estar do seu melhor amigo. Toda Semana novas dicas e notícias sobre cães e gatos postados pela veterinária da Pet da Plínio Dra Paula Becker.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cuidados com o Filhote Canino

ORIENTAÇÕES PEDIÁTRICAS PARA CÃES



VACINAS

2 MESES: Primeira dose da vacina polivalente;
3 MESES: Segunda dose da vacina polivalente;
4 MESES: Terceira dose da vacina polivalente;
6 MESES: Vacina contra raiva.

Devem ser utilizadas vacinas éticas (importadas), que têm garantias de fabricação e armazenamento e são aplicadas somente pelo veterinário após exame clínico detalhado, o que garante resposta imune eficiente. As vacinas devem ser repetidas anualmente para garantir uma boa imunidade. Seu cãozinho poderá passear e ter contato com outros cães após 21 dias da terceira polivalente.

VERMÍFUGOS

Os cães dever ser vermifugados no mínimo a cada 2 meses quando filhotes e a cada 6 meses quando adultos. Consulte o veterinário a respeito do protocolo de vermifugação indicado para seu animal.

ALIMENTAÇÃO

Recomenda-se ração de boa qualidade, pois tem todos os nutrientes necessários. Existem rações para cada fase da vida do animal. Evite dar petiscos humanos para seu filhote, seu trato gastrointestinal é sensível. Caso queira dar petiscos, inicie, por volta dos seis meses de idade, com palitos para cães sem corantes em pequenas quantidades. Em qualquer idade, nunca ofereça ossos de galinha, de costela e espinhas de peixe, pois podem causar obstrução que pode ser fatal.

BANHOS E PRODUTOS ANTIPULGAS

Banhos devem ser dados em dias quentes e o filhote deve ser bem seco com secador, ficando protegido de correntes de ar. Deve-se evitar água nos ouvidos e nos olhos. Importante: os produtos utilizados no banho devem ser específicos para animais. Antipulgas devem ser aplicados mensalmente a partir das 10 semanas de idade.

MEDICAÇÕES

Consulte o veterinário antes de dar qualquer medicamento para o seu animal. Não dê medicamentos humanos sem orientação em hipótese alguma – muitas medicações de uso humano são tóxicas para animais, podendo causar graves complicações e até a morte.

CASTRAÇÃO

Realizar a castração do seu animal proporciona grande redução no risco de tumores nos órgãos reprodutivos, além de evitar gravidez psicológica e atuar em fatores comportamentais, como diminuição da agressividade. O ideal, para fêmeas, é que a castração ocorra antes do primeiro cio. Importante: o uso de anticoncepcionais pode levar ao desenvolvimento de tumores e infecções.







 Pet da Plínio
Av. Plínio Brasil Milano, 2001 – fone 3328 0111

Carolina Cardoso
Médica Veterinária - CRMV/RS 10374

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quero adotar um bichinho!

Antes de adotar um animal de estimação devemos considerar algumas questões:

 A primeira é: terei tempo para cuidar do meu novo amigo?
Cada espécie tem as suas necessidades, o cão por exemplo necessita de maiores cuidados com relação à higiene, passeios à rua, quando comparado aos felinos. Com a vida agitada, atualmente, muitos animais passam maior parte do dia sozinhos em casa, não restando muito tempo para brincadeiras e atenção por parte dos proprietários. Não podemos esquecer que o compromisso assumido ao se levar um animal para casa irá durar por muitos anos. Hoje,  temos na clínica pacientes caninos e felinos chegando até  17, 18 anos de idade ( em alguns casos  mais raros 20 anos). Ou seja, o compromisso com o seu novo amigo deve ultrapassar uma década.

A segunda questão: Terei condições de suprir as necessidades que o meu bichinho terá?
A saúde dos animais de estimação dependem de boa nutrição, cuidados veterinários como vacinações e revisões clínicas, cuidados com higiene e controle de parasitos. Além de dispensar o tempo com os cuidados para o seu bichinho, haverá também uma necessidade de investimento financeiro para a manutenção da saúde e bem estar do seu novo amigo. Devemos lembrar que algumas doenças dos cães e gatos podem ser transmitidas ao ser humano, portanto para se conviver com animais com segurança os  mesmos devem estar passando por avaliações periódicas com o médico veterinário.

A terceira: que perfil de animal (espécie ou raça) seria a mais adequada ao ambiente e possibilidades de cuidado que possuo?
A escolha por um cão ou gato, e raça ( no caso de cães sem raça - o porte) será fundamental para um convívio harmônico. Por exemplo: cães e gatos de pêlos longos exigem escovação diária da pelagem. Terei tempo para isso? Raças de cães destinadas à guarda por exemplo tem maior tendência territorialista não sendo as mais indicadas a quem tem, por exemplo, crianças pequenas em casa. Ambientes restritos com apartamentos não impedem que você possua um cão de grande porte porém, não há dúvida  da necessidade de caminhadas diárias para manutenção da saúde do seu pet.

Evite adotar um animal apenas por impulso. Lembre-se que ele não tem a opção de escolher um dono, mas se tivesse com certeza escolheria aquele que pudesse o ser até o fim da vida!

Antes de adotar um animalzinho consulte um médico veterinário e tire as suas dúvidas.

Seja um proprietário responsável e aproveite todos benefícios de ter um companheiro incondicional.