Seja Bem Vindo ao blog da Pet da Plínio

Aqui você vai encontrar informações sobre saúde e bem estar do seu melhor amigo. Toda Semana novas dicas e notícias sobre cães e gatos postados pela veterinária da Pet da Plínio Dra Paula Becker.

domingo, 7 de outubro de 2012

Tumores de Pele em Cães e Gatos

Alterações de pele são facilmente observadas pelos donos de cães e gatos. Muitas vezes são lesões de origem alérgica ou infecciosa, mas em alguns casos apresentar ferimentos que não cicatrizam, nódulos ou verrugas podem ser indicativos de neoplasias de pele, podendo ser benignas ou malignas.

Ao observar qualquer mudança no seu animal leve-o ao seu veterinário. É necessário se realizar exames como biópsias para que se avalie que tipo de alteração está ocorrendo. Confirmado o diagnóstico poderá então ser definido qual o melhor tratamento ( cirúrgico ou medicamentoso). Muitos tumores de pele apesar de terem aparência inofensiva podem ser muito perigosos se não tratados. A identificação do tipo tumoral é feita exclusivamente através de exames laboratoriais.

A prevenção de alguns tipos de câncer de pele pode ser realizada assim como se faz com pessoas. Evitar a exposição de animais brancos  ao sol, ou caso seja possível aplicar filtro solar nas regiões onde não possuem pêlos ( narinas, orelhas, abdome) podem prevenir os chamados carcinomas, tumores malignos de pele.

Animais idosos podem apresentar nódulos e protuberâncias de pele com aspecto verrucoso. Normalmente se tratam de neoplasias benignas da pele. Indica-se o exame de biópsia sempre, pois alguns tumores malignos podem ser bem semelhantes, e após a remoção por meio cirúrgico. Assim se evita o crescimento e possíveis traumas nas lesões quando o animal se coça, por exemplo.

Tumores mesmo pequenos quando possuem tipo celular maligno podem fazer com que além da remoção cirúrgica, se necessite de acompanhamento e realização de medicamentos quimioterápicos, para evitar a ocorrência de metástases, e permitir se não a cura, o aumento da qualidade de vida dos animais.

Quanto antes for realizado o diagnóstico maiores são as chances de curar e manter seu animal saudável. Observe periodicamente e  avalie a pele do seu bichinho. E caso observe qualquer modificação procure um médico veterinário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário