O câncer esta entre uma das maiores causas de óbito em animais de estimação em idade mais avançada. Assim como nos seres humanos, tem sido crescente o número de casos de cães e gatos com algum tipo de neoplasia na rotina das clínicas veterinárias.
As causas concretas da ocorrência do câncer ainda não foram completamente esclarecidas , mas se sabe que a senilidade, estilo de vida, e exposição a substâncias tóxicas podem desencadear algumas neoplasias. O câncer não é uma única doença. Alterações podem ocorrer em qualquer órgão ou parte do organismo. Ocorrem devido a mutações genéticas das células que passam a se dividir de forma errada e formam as chamadas neoplasias.
Seguindo as evoluções da ciência, a medicina veterinária também já dispõe de muitos recursos para que se mantenha a saúde e qualidade de vida dos pacientes. Ainda vale lembrar que os donos de animais tem grande papel na saúde dos animais. A observação de alterações de forma precoce pode ser um fator que melhora as chances de cura e controle do câncer.
Cirurgias de remoção de tumores, e quimioterapia já fazem parte dos tratamentos para animais. Muitos animais submetidos a tratamentos alcançam a cura, ou em muitos casos tem seu tempo de vida bastante prolongado. Assim não podemos ignorar nem negligenciar uma possibilidade de doença oncológica sem procurar terapias adequadas ao bem estar dos bichos.
Caso você note qualquer alteração como nódulos, aumentos de volume, e até mesmo feridas que não cicatrizam, consulte um médico veterinário de sua confiança. Lembre-se que o diagnóstico precoce pode salvar a vida de seu melhor amigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário