As piodermites são caracterizadas por lesões como pústulas ou crostas amareladas na pele. Em muitos casos ocorre a perda dos pelos e também coceira nestes locais. Quando os pacientes são avaliados por meio de exames como a citologia e cultivo laboratorial podem ser encontradas bactérias. O esperado, após a identificação da causa das lesões como infecção bacteriana, é que com o tratamento com antibióticos adequados ocorra o desaparecimento das lesões e o retorno a condição normal da pele.
Alguns pacientes podem ter crises que ocorrem em sequencia, mesmo após tratamentos longos com xampús adequados e antimicrobianos. Nestes casos devem ser avaliados a condição de saúde geral do animal, pois algumas patologias podem estar reduzindo a imunidade e fazendo com que o cão esteja mais suscetível aos microorganismos que provocam doenças. São doenças que podem reduzir a imunidade as alterações hormonais, diabetes, doenças de fígado, virais, entre outras. Cães idosos também podem se tornar mais acometidos por infecções.
Quando descartadas as doenças sistêmicas podemos considerar causas ligadas a conformação e imunidade cutânea como as seborréias e a dermatite atópica, ambas doenças de origem genética, nas quais o desenvolvimento epidérmico ocorre de forma anormal. Nestes casos muitos pacientes precisam receber frequentemente antibióticos para evitar que suas peles sejam colonizadas por bactérias patogênicas. Alguns podem ter episódios esporádicos de piodermites (infecções) que podem ser tratados com ciclos de medicação oral ou injetável até que se obtenha a cura. Quando as infecções se tornam muito frequentes podem ser necessários o uso de antibioticoterapia de pulso, tratamento no qual o animal passa a receber antimicrobianos por alguns dias durante o mês.
Recentemente foi desenvolvida uma vacina que pode auxiliar na manutenção da imunidade frente a principal bactéria causadora de infecções de pele (Staphylococcus).
Em casos de piodermites, o tratamento com uso de antissépticos em xampus nos banhos semanais ou de acordo com a prescrição veterinária podem ajudar no tratamento e prevenção das crises.
Consulte sempre um veterinário de sua confiança. Ele é o único profissional qualificado para tratar do seu amigo de quatro patas!
Seja Bem Vindo ao blog da Pet da Plínio
Aqui você vai encontrar informações sobre saúde e bem estar do seu melhor amigo. Toda Semana novas dicas e notícias sobre cães e gatos postados pela veterinária da Pet da Plínio Dra Paula Becker.
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Infecções de Repetição na Pele
Marcadores:
antibióticos,
bactérias,
banho,
cachorro,
cão,
coceira,
consulta,
dermatologia,
dermatologista,
feridas queda,
imunidade,
infecção,
infecções,
pelos,
piodermite,
recidivas,
repetição,
vacina,
veterinaria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário