Se o seu cão está se coçando após os banhos você deve ficar atento.
Observe se o seu cão não apresenta parasitas como pulgas e carrapatos. Eles são os principais agentes que provocam alergias e a coceira em cães.
Observe se o seu cão não está com a pelagem ressecada, sem brilho ou quebradiça, e se a pele principalmente de regiões sem ou com pouco pelo não está com aspecto ressecado ou esbranquiçado - pele seca pode coçar pois a falta de gordura na pele, que tem efeito protetor, pode expor as terminações nervosas cutâneas e desencadear a coceira e inflamação. Neste caso leve o seu cão para uma avaliação com profissional veterinário para que ele seja corretamente tratado.
Algumas fragrâncias de perfumes, ou mesmo xampus e cremes condicionadores, são compostas por óleos essenciais que na pele de animais sensíveis podem provocar irritações.
Quando os cães tem a pele sensível opte por produtos com pouca ou nenhuma fragrância, escolha de preferência fórmulas hipoalergênicas. O uso de produtos hidratantes como cremes condicionadores e sem enxague podem auxiliar na hidratação da pele e pelos. Nunca utilize produtos de limpeza como sabão em barra e detergentes de uso doméstico no seu animal. Escolha sempre fórmulas de uso veterinário e de indicação para cães e gatos na bula e rótulo, pois estas foram especialmente desenvolvidas para estas espécies.
Casos graves de coceira podem indicar outros problemas de saúde. Consulte um médico veterinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário