Existem disponíveis no mercado inúmeras marcas e fórmulas de shampoo para animais. Podemos dividi-los em fórmulas de uso frequente e de uso terapêutico.
Animais normais podem receber banhos de acordo com a sua necessidade ( de 1 vez na semana até banhos mensais) com o uso de shampoo de fórmulas de uso frequente - que contêm em sua composição uma base detergente (compostos que removem a sujidade e gordura) e em boas marcas podem ser acrescidos de produtos que tem efeito protetor do pelo, como os silicones por exemplo, e até mesmo substâncias emolientes, hidratantes ou restauradoras, por exemplo aminoácidos, derivados de proteínas, uréia, extratos vegetais, entre outros.
Peles ressecadas não podem receber produtos com poder desengordurante muito concentradas pois neste caso haverá uma remoção excessiva da gordura presente na pele e mais ressecamento levando a ocasionar coceira e descamação, além de remover a barreira natural contra bactérias e fungos. Já peles oleosas precisarão de substâncias desengordurantes mais ativas, para que quando se remova a gordura ocorra uma aproximação maior da condição normal da pele. Porém devido a grande gama de substâncias lipolíticas uma escolha inadequada pode remover demais ou de forma insuficiente o sebo, agravando as doenças de pele.
Uma vez que o animal apresenta alterações cutâneas e de pelagem apenas o médico veterinário pode indicar que shampoo trará maiores benefícios para a saúde da pele. Muitas vezes problemas são causados pela escolha errada.
Confie em quem é capacitado na saúde animal. Consulte sempre um médico veterinário de sua confiança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário