Toxoplasmose e Gatos
A Toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que pode infectar diversas espécies animais. É preciso desfazer o mito de que os gatos são os maiores transmissores da toxoplasmose. Na verdade, a forma mais comum de contrair a doença é pela ingestão de água e alimentos contaminados, como carnes mal cozidas e verduras mal lavadas, e contato com fezes de pombos.
A única forma de contrair toxoplasmose de gatos é ter contato com suas fezes. Para que os gatos transmitam a doença é necessário deixar suas fezes na caixa de areia por volta de 48h, tempo para que os oocistos que contêm o protozoário se tornem infectantes. Assim, cuidados como limpeza freqüente da caixa de areia e lavar as mãos após manipular local com fezes de gatos evitam contrair a doença. Nossos gatos de vida domiciliar e alimentados com ração oferecem risco próximo de zero de serem transmissores de toxoplasmose. Portanto, a maneira mais eficaz de prevenir a toxoplasmose não é afastar-se do gato, mas ter cuidados na alimentação e higiene pessoal.
Muitos médicos indicam às gestantes que se desfaçam de seus gatos. Essa orientação é totalmente descabida. O maior cuidado deve ser de lavar bem verduras e comer carne bem cozida. Também é importante esclarecer que teste laboratorial com resultado positivo em um gato ou em um humano não significa necessariamente estar com a doença. É preciso repetir o teste, e somente se houver aumento do título de anticorpos é que o resultado indica a incidência da doença. Isoladamente, um teste positivo provavelmente signifique imunidade, ou seja, já ter tido contato com o agente.
A toxoplasmose é uma zoonose, assim, o Médico Veterinário é o profissional mais bem preparado para falar do assunto. E sempre é importante lembrar que seres humanos podem nos transmitir muito mais doenças, e na maioria das vezes muito mais graves, do que nossos queridos amigos peludos.
Carolina Cardoso
Médica Veterinária
CRMV/RS 10374