Seja Bem Vindo ao blog da Pet da Plínio

Aqui você vai encontrar informações sobre saúde e bem estar do seu melhor amigo. Toda Semana novas dicas e notícias sobre cães e gatos postados pela veterinária da Pet da Plínio Dra Paula Becker.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Importância da Consulta Veterinária

É bastante comum na rotina das clínicas e consultórios veterinários a seguinte pergunta por parte dos donos de animais, principalmente,  quando inúmeras vezes o cão ou gato frequenta algum outro serviço disponível, como banho e tosa, creche e hospedagem e é observada alguma alteração por parte dos profissionais prestadores de serviços:

 - É preciso fazer uma consulta veterinária com o meu animalzinho?

O médico veterinário é o único profissional habilitado a examinar, diagnosticar, prescrever,aplicar medicamentos e realizar cirurgias em animais. Durante uma consulta ao veterinário, diversos aspectos relativos à saúde serão avaliados. Desde a identificação física do paciente, a  descrição do motivo da consulta, alterações observadas e dúvidas do proprietário até a realização de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, para que se possa chegar ao correto diagnóstico de uma doença.

Para isso o profissional veterinário recebeu formação durante  anos e segue necessitando de estudos complementares e atualizações a fim de acompanhar todos avanços da ciência e proporcionar aos pacientes o que existe de mais eficaz em tratamentos e prevenção de patologias.

No caso de você precisar de uma orientação veterinária, reserve um  tempo adequado à consulta. Na pressa você pode esquecer de relatar algum fato ou observação importante que poderá fazer a diferença na realização de um diagnóstico. Procure levar as antigas receitas de tratamentos já recebidos pelo seu bichinho. E mais importante: não omita fatos por se sentir constrangido, o médico veterinário está a sua disposição para ajuda-lo e não para julga-lo. Lembre-se que os nossos melhores amigos peludos não conseguem falar, assim, cabe a você descrever da melhor maneira o que está acontecendo com eles.

Evite medicar seu bichinho por conta própria, dar aquele remédio que o balconista da farmácia veterinária disse que seria bom,  ou ainda o que sua amiga deu para o cachorrinho dela. Existe uma grande diferença entre espécies, raças e tamanhos de pacientes. Sendo assim nem toda medicação adequada a um cão pode fazer bem a um gato. E também devemos lembrar que a dose dada a um Pastor Alemão não deve ser a mesma de um Pinscher.  A boa intenção de tentar tratar o seu bichinho sem acompanhamento médico pode levar a prejuízos  desde o agravamento de uma doença até o óbito. Apenas o veterinário poderá avaliar a necessidade  em cada caso.

Também é preciso lembrar que a prescricão e aplicação de medicamentos inclusive vacinas são atos exclusivos do médico veterinário. Sendo assim se você ja presenciou alguma pessoa sem formação em Medicina Veterinária realizando estes atos, vá a uma delegacia e denuncie.  É um caso de exercício ilegal de profissão por parte desta pessoa. Evite que ela possa seguir prejudicando a saúde e quem sabe até mesmo provocando a morte dos nossos queridos companheiros de quatros patas.

Procure sempre o Médico Veterinário para prevenir doenças e tratar seu animal. Você estará também preservando a sua saúde!


Paula Becker
Médica Veterinária - CRMV-RS 9909
Pet da Plínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário