Muitos proprietários de animais procuram a clínica para saber maiores informações sobre a castração de cães e gatos.
A castração de machos ou fêmeas é realizada por procedimento cirúrgico, onde no macho se realiza a retirada dos testículos e na fêmea são removidos útero e ovários. Ainda nos machos é possível a realização de vasectomia, procedimento onde os testículos são preservados, porém o animal se torna incapaz de reproduzir.
Por serem procedimentos cirúrgicos existe a necessidade de anestesia geral dos pacientes, e também alguns riscos relativos a anestesia e cirurgia, como ocorre em qualquer tipo de cirurgia. Porém animais castrados também passam a ter maiores vantagens sobre aqueles não castrados como a redução da incidência de tumores de mama e infecções uterinas nas fêmeas (doenças normalmente muito sérias que podem levar a morte), e menor ocorrência de hérnias perianais, aumento de próstata e cancêr de testículo em machos. Todos esses fatores fazem com que os animais tenham maior qualidade de vida e passem a viver por mais tempo saudáveis.
Ainda é benefício maior a não ocorrência de gestações indesejadas. Lembre-se que muitos filhotes são doados a pesssoas que não tem consciência sobre cuidados e os abandonam na rua, e que até mesmo animais de raça passam por isso. Então pense bem antes de colocar seu animal em reprodução. Colabore com a redução dos animais de rua.
O Quadro abaixo representa a capacidade de deixar descendentes a partir de um único casal de animais:
Na dúvida, entre em contato com um veterinário de sua confiança. Ele é a melhor pessoa para orienta-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário