No dia a dia dos atendimentos aos seus pacientes, o médico veterinário muitas vezes se depara com casos de animais que precisarão ir além da primeira consulta para que se obtenha um diagnóstico e conclusão de tratamento. Muitas doenças exigem um acompanhamento por alguns dias, ou mesmo meses. E quando se fala em problemas crônicos de saúde as revisões veterinárias são ainda mais indispensáveis.
A escolha de um tratamento por parte do veterinário e sua prorrogação ou suspensão de administração depende exclusivamente da resposta do paciente mediante a aquele período e dose. Assim muitos animais precisam ser avaliados periodicamente. A melhora clínica dos sintomas em algumas situações não é precisamente um fator de alta. Alguns exames podem ser solicitados pelo veterinário para que se diga em que momento pode-se determinar a cura e controle da doença.
Existem proprietários que tendem a ignorar o pedido de retorno às clínicas. O que pode ocasionar prejuízo ao seu animal, e consequentemente o retorno da doença, não ocorrendo a cura. Em alguns casos o dono do animal tende a culpar os clínicos que já atenderam o seu bichinho por não conseguirem diagnosticar o que ocorria. Mas sempre vale lembrar: será que o proprietário retornou ao veterinário para informar que apesar do tratamento prescrito o paciente não melhorou? E será que ele se propôs a fazer de forma adequada o tratamento e os exames que seriam indicados pelo profissional?
A cura de um animal, ou controle no caso de doenças crônicas depende basicamente de 3 fatores: a resposta do organismo do animal, o diagnóstico correto e a escolha do tratamento por parte do médico veterinário, e a colaboração e vontade de tratar o animal por parte do proprietário.
Ficam as dicas aos que amam seus animais: colabore com a saúde do seu bicho. Leve-o regularmente ao médico veterinário de sua confiança, siga as suas orientações de cuidados e manejo, faça os exames solicitados sempre que possível, e retorne à clínica caso seja observada qualquer alteração. Mostre que você realmente se importa e adora seu bichinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário