Assim como na medicina humana, na medicina veterinária existem os clínicos gerais e os especialistas. Ambos são de grande importância: o clínico geral é o profissional que orienta cuidados com a saúde geral do paciente, enquanto o especialista trata de uma área específica. Todo médico veterinário recebe formação para atuar na clínica geral de qualquer espécie animal durante a faculdade, porém como existem áreas da saúde animal que estão em evolução constante, muitas vezes os profissionais precisam estar se aprimorando em cursos de atualização e especialização para oferecer a seus pacientes o que há de mais atual e eficaz em um tratamento.
O veterinário clínico geral, após avaliação, determina se há a necessidade e para qual especialidade deve ser encaminhado o animal. Sem o clínico geral não há como saber, por exemplo, se um paciente com lesão de pele deve ser encaminhado para o dermatologista, oncologista, endocrinologista, ou até para mais de um deles. Problemas em um sistema geralmente afetam outros, pois nenhum sistema no organismo funciona isoladamente.
Exatamente por todos os sistemas do corpo estarem interligados, o profissional deve conseguir enxergar o animal como um todo. Mas pode-se dizer que é praticamente impossível ter conhecimento aprofundado em de todas as áreas da Medicina Veterinária. Essa é a função do especialista: conhecimento profundo da área que atua. O especialista é um profissional que se dedica a estudar determinada área, tendo experiência em casos da sua especialidade.
Tanto o veterinário quanto o proprietário devem estar cientes do papel do clínico geral e do especialista. Também é importante ressaltar que especialista e clínico geral podem trabalhar em conjunto, buscando a qualidade de vida do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário