Seja Bem Vindo ao blog da Pet da Plínio

Aqui você vai encontrar informações sobre saúde e bem estar do seu melhor amigo. Toda Semana novas dicas e notícias sobre cães e gatos postados pela veterinária da Pet da Plínio Dra Paula Becker.

domingo, 7 de outubro de 2012

Tratamento da Otites Crônicas em Cães

É muito frequente a vinda de animais para consulta veterinária apresentando otites. Em alguns casos as otites tem curso crônico. Ou seja, o animal já apresentou diversos quadros e recidivas, apesar do tratamento com medicamentos.

Como se sabe que a otite pode ter diversas origens ( infecciosa, parasitária, alérgica, ou animais portadores de seborréia) é fundamental se investigar quais fatores estão envolvidos na doença. Muitas vezes se tratam as doenças de base e o paciente não apresenta mais alterações. Porém quando o animal passou por otites bastante graves, os traumas provocados pelas infecções e pelo ato de coçar podem ter levado a lesões do conduto auditivo externo ( canal que comunica a orelha externa a orelha média). As vezes ocorre crescimento excessivo da pele e formação de pólipos no interior da orelha, que pode levar a obstrução do canal.

Quando o ouvido fica total ou parcialmente obstruído os tratamentos e limpeza das orelhas fica prejudicado. Além disso a secreção ceruminosa passa a ficar retida e nela passam a crescer bactérias e fungos, piorando a situação.

Casos nesta situação de obstrução podem precisar de tratamento cirúrgico. A cirurgia consiste em se "abrir" novamente o conduto auditivo, o que facilita a saída do conteúdo acumulado e o tratamento medicamentoso adequado. Este procedimento oferece uma chance de cura  aos pacientes portadores de otite crônica.

Se o seu animal tem problemas de otite evite tratá-lo por conta própria,  pois a escolha inadequada de um tratamento pode levar a quadros crônicos da doença. Consulte um médico veterinário.

Tumores de Pele em Cães e Gatos

Alterações de pele são facilmente observadas pelos donos de cães e gatos. Muitas vezes são lesões de origem alérgica ou infecciosa, mas em alguns casos apresentar ferimentos que não cicatrizam, nódulos ou verrugas podem ser indicativos de neoplasias de pele, podendo ser benignas ou malignas.

Ao observar qualquer mudança no seu animal leve-o ao seu veterinário. É necessário se realizar exames como biópsias para que se avalie que tipo de alteração está ocorrendo. Confirmado o diagnóstico poderá então ser definido qual o melhor tratamento ( cirúrgico ou medicamentoso). Muitos tumores de pele apesar de terem aparência inofensiva podem ser muito perigosos se não tratados. A identificação do tipo tumoral é feita exclusivamente através de exames laboratoriais.

A prevenção de alguns tipos de câncer de pele pode ser realizada assim como se faz com pessoas. Evitar a exposição de animais brancos  ao sol, ou caso seja possível aplicar filtro solar nas regiões onde não possuem pêlos ( narinas, orelhas, abdome) podem prevenir os chamados carcinomas, tumores malignos de pele.

Animais idosos podem apresentar nódulos e protuberâncias de pele com aspecto verrucoso. Normalmente se tratam de neoplasias benignas da pele. Indica-se o exame de biópsia sempre, pois alguns tumores malignos podem ser bem semelhantes, e após a remoção por meio cirúrgico. Assim se evita o crescimento e possíveis traumas nas lesões quando o animal se coça, por exemplo.

Tumores mesmo pequenos quando possuem tipo celular maligno podem fazer com que além da remoção cirúrgica, se necessite de acompanhamento e realização de medicamentos quimioterápicos, para evitar a ocorrência de metástases, e permitir se não a cura, o aumento da qualidade de vida dos animais.

Quanto antes for realizado o diagnóstico maiores são as chances de curar e manter seu animal saudável. Observe periodicamente e  avalie a pele do seu bichinho. E caso observe qualquer modificação procure um médico veterinário!


sábado, 6 de outubro de 2012

O Câncer nos Animais de Estimação - prevenção e tratamento

O câncer esta entre uma das maiores causas de óbito em animais de estimação em idade mais avançada. Assim como nos seres humanos, tem sido crescente o número de casos de cães e gatos com algum tipo de neoplasia na rotina das clínicas veterinárias.

As causas concretas da ocorrência do câncer ainda não foram completamente esclarecidas , mas se sabe que a senilidade, estilo de vida, e exposição a substâncias tóxicas podem desencadear algumas neoplasias. O câncer não é uma única doença.  Alterações podem ocorrer em qualquer órgão ou parte do organismo. Ocorrem devido a mutações genéticas das células que passam a se dividir de forma errada e formam as chamadas neoplasias.

Seguindo as evoluções da ciência, a medicina veterinária também já dispõe de muitos recursos para que se mantenha a saúde e qualidade de vida dos pacientes. Ainda vale lembrar que os donos de animais tem grande papel na saúde dos animais. A observação de alterações de forma precoce pode ser um fator que melhora as chances de cura e controle do câncer.

Cirurgias de remoção de tumores, e quimioterapia já fazem parte dos tratamentos para animais. Muitos animais submetidos a tratamentos alcançam a cura, ou em muitos casos tem seu tempo de vida bastante prolongado. Assim não podemos ignorar nem negligenciar uma possibilidade de doença oncológica sem procurar terapias adequadas ao bem estar dos bichos.

Caso você note qualquer alteração como nódulos, aumentos de volume, e até mesmo feridas que não cicatrizam, consulte um médico veterinário de sua confiança. Lembre-se que o diagnóstico precoce pode salvar a vida de seu melhor amigo.



terça-feira, 2 de outubro de 2012

Video interessante sobre carrapatos

Este vídeo está disponível na internet e explica bem como podemos prevenir as infestações de carrapatos.

http://www.youtube.com/watch?v=UJNWhtESF-8&list=UUPPXbFnTw53nhPzg6RhH5mQ&index=2&feature=plcp

Aniversário da Pet da Plínio

Neste mês de outubro a Pet da Plínio completa 3 anos!

Comemoramos com uma super promoção para nossos clientes! Linha Frontiline a partir de R$ 24,90.

Venha  conferir!!!!