As otites são motivo de muitos vindas a clínica veterinária. Normalmente os animais apresentam dor e/ou coceira nas orelhas. As causas de otite são diversas. Podem ser infecciosas, parasitárias, e ainda inflamatórias.
Devido ao fato das orelhas serem recobertas por extensões da pele, a inflamação da pele do corpo pode se refletir levando a um quadro de otite. Frente as inflamações, as glândulas ceruminosas respondem produzindo mais secreção. O excesso de secreções no ouvido pode promover o crescimento de bactérias e fungos.
A presença de sarna de ouvido também é comum em animais, principalmente em filhotes, tanto de cão quanto de gatos. São ácaros que se alimentam da secreção ceruminosa, e que ao estarem parasitando o conduto auditivo levam a irrritações da pele, aumento da produção de cera e coceira.
Bactérias e fungos podem ser encontrados em quadros de otite e levar a problemas bastante graves, podendo uma otite externa evoluir para otite média, ou ainda otite interna - além de surdez, risco de lesões aos ossos que formam o ouvido e meningite
Um cuidado importante deve ser tomado quanto a limpeza dos ouvidos nos serviços de banho e tosa e também pelos proprietários. As orelhas devem ser limpas apenas quando se observar acúmulo se sujidades e secreções, sem se utilizar objetos pontiagudos, devendo-se evitar por exemplo uso de pinças com algodão. É recomendado que se limpe o ouvido sem otite com produto adequado para limpeza frequente de forma suave para evitar traumas nas orelhas que também podem levar a inflamações. Nos banhos deve-se ter o cuidado de evitar a entrada de água nas orelhas, para que se evite umidade dentro dos condutos auditivos.
A escolha do produto de limpeza deve ser sempre orientada por veterinários. Alguns produtos que parecem inofensivos, mesmo de linhas terapêuticas podem quando usados de forma inadequada podem levar a otites ou piorar uma condição já existente.
Quando observadas coceira, dor ou mesmo que o animal "balança" muito a cabeça, o veterinário deve ser procurado. A determinação da causa da otite é essencial para que se alcance bons resultados e pode ser determinada através da avaliação clínica e exames laboratoriais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário