As trocas de alimentos para cães e gatos devem ocorrer de forma gradual para que se evitem diarréias e vômitos. Devido a diferentes formulações existentes para cada fase da vida e entre marcas, e a proporções de fibras, gorduras, proteínas, sais minerais entre outros, alguns animais podem precisar de períodos de adaptação do seu organismo.
O ideal é que sejam seguidas as orientações presentes na embalagem do produto. O indicado normalmente é se misturar gradualmente pequenas porções do novo alimento ao antigo. Assim o trato gastrointestinal do cão e do gato irão se "acostumar" a digerir a nova formulação.
É comum animais chegarem ao consultório veterinário com queixas de problemas intestinais devido a troca de ração, mas normalmente estes casos estão ligados a não realização do período da adaptação. Tomando esse cuidado você evita problemas maiores para o seu bichinho. Procure escolher alimentos de qualidade. Rações classificadas como premium e super premium são produzidas com maiores cuidados pelos fabricantes quanto a escolha de ingredientes de alta digestibilidade e também grande valor nutritivo. Assim o seu animal estará se alimentando e se nutrindo. E lembre-se que a máxima "você é o que você come" também pode ser aplicada aos nossos animais de estimação.
Consulte um veterinário e tire suas dúvidas quanto a escolha do melhor alimento para o seu animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário