Seja Bem Vindo ao blog da Pet da Plínio

Aqui você vai encontrar informações sobre saúde e bem estar do seu melhor amigo. Toda Semana novas dicas e notícias sobre cães e gatos postados pela veterinária da Pet da Plínio Dra Paula Becker.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Alergias e o uso de Corticoides

Animais alérgicos podem receber várias classes de medicamentos para o controle da coceira e lesões.

Quando a alergia é sabidamente desencadeada por microrganismos como leveduras e bactérias, muitas vezes o uso de antibióticos orais e produtos tópicos como  xampus antissépticos reduzem muito a coceira.

Em casos em que as causas de prurido (coceira) são mais variadas (inalação ou contato com mofos, ácaros do ambiente ou mesmo ressecamento excessivo da pele, entre outras) muitas vezes se torna necessário o uso de medicações tópicas a base de corticoides e oral , sejam, o uso de anti-histamínicos ou corticoides.

Os corticoides são medicamentos que se assemelham ao efeito do hormônio cortisol no organismo. Seu efeito é imunosupressor, reduz a migração de células inflamatórias aos pontos onde está acontecendo a reação alérgica, reduzindo a inflamação e a coceira. Porém por ter efeitos similares no organismo ao do hormônio cortisol pode predispor ao acúmulo de líquidos, aumento da glicemia, atrofia da pele (deixando a pele mais seca, fina e com menos pelos) e até mesmo quando utilizado sem critérios e acompanhamento veterinário levar a doenças endócrinas graves como o hiperadrenocorticismo e diabetes, além de predispor o animal a infecções.

Se o animal alérgico apresenta um prurido muito intenso o uso da corticoterapia pode ser necessário, porém o médico veterinário é o único que poderá determinar qual será a conduta, doses e tempo de tratamento. Exames periódicos são indispensáveis ao animal que recebe a prescrição por períodos prolongados para que se avalie a saúde geral e que se possa identificar se a medicação não está provocando danos ao metabolismo do paciente.

Jamais administre corticoides sem prescrição, pois sem o acompanhamento veterinário mesmo que por uso tópico como o uso de cremes, sprays e até mesmo colírios pode acontecer absorção percutânea e os efeitos da medicação serem os mesmos quando recebida por via oral.

Vale lembrar que já existem opções  de medicações que vão além do uso de corticoterapia principalmente para cães com dermatite atópica, melhorando muito a qualidade de vida dos animais.

Consulte sempre um médico veterinário




Visite também nosso site:

www.petdaplinio.com.br