Para que possamos começar a pensar sobre como podemos acabar com as infestações por pulgas é necessário que se compreenda que apenas 5 % das pulgas que estão presentes em um ambiente poderão estar presentes nos animais. O que quer dizer que para cada 5 pulgas que você encontra no seu cão ou gato existem mais 95 no ambiente.
O ciclo de vida das pulgas se resume em 4 fases: ovo, larva, pupa e adultos. A pulga adulta se reproduz e dispersa seus ovos no ambiente. Destes ovos saem as formas larvais da pulga, que irão se alimentar da poeira presente no local. Em seguida essas larvas passam por uma transformação se tornando Pupas (espécie de casulo) que após alguns dias se romperá e dará origem a uma pulga adulta.
Sempre que se desejar eliminar as pulgas do ambiente devem se exterminar todas as fases de desenvolvimento. Usar um produto no animal irá eliminar apenas as pulgas adultas. Para que se rompa o ciclo da infestação o ambiente deve ser tratado semanalmente. As formas de ovo e pupa são mais dificilmente exterminadas. O uso de inseticidas nos ambientes ou uso de vassoura de fogo (uso de chamas com um maçarico) será de grande validade para o extermínio destes estágios de desenvolvimento. O controle das infestações pode levar alguns meses se o número de pulgas for muito grande.
Atualmente para controle das pulgas nos animais pode se utilizar coleiras, produtos tópicos e os modernos comprimidos anti-parasitários (que agem de dentro do organismo para fora e não são eliminados pelos banhos)
Vale sempre destacar que o parasitismo por pulgas é a principal causa de coceira e alergia em cães e gatos.
Informe-se com um médico veterinário e tire as suas dúvidas.