Quando se trata de saúde dos animais, logo se pensa em consultas veterinárias e medicações. Porém alguns pacientes necessitam de intervenções além do acompanhamento clínico. Pode se fazer necessário a realização de alguns procedimentos cirúrgicos para o reestabelecimento e manutenção da saúde dos nossos melhores amigos .
Seja uma cirurgia de pequeno porte, como remoção de um nódulo de pele, seja de grande porte como uma correção de uma fratura, cabe ao veterinário avaliar minusciosamente o animal previamente. Exames pré-cirúrgicos devem ser realizados, pois em caso de doenças já existentes como por exemplo uma anemia, pode-se definir se uma cirugia pode ou não ser realizada naquele momento sem expor o animal a riscos desnecessários.
Como a maioria dos procedimentos exige anestesia, o risco de complicações deve ser sempre considerado, apesar de hoje em dia com o avanço dos conhecimentos e uso de anestesia inalatória, ter ocorrido uma redução importante na ocorrência de óbitos de animais.
Por isso se faz indispensável a avaliação pré-cirurgica dos pacientes. Não é raro que, na intenção de submeter o seu animal a alguma internvenção, o proprietário chegue ao veterinário e na consulta pré-cirúrgica se encontre por vezes problemas de saúde mais importantes do que o próprio motivo inicial da vinda a clínica. Essa avaliação permite ao veterinário conhecer todo histórico do cão ou gato, como doenças prévias, se o paciente recebe medicamentos, se já houve reações alérgicas, por exemplo. E também encaminhar exames que permitam se estabelecer um visão geral da saúde.
Quando encontrados alterações em algum orgão, a cirurgia e a anestesia serão então voltadas a minimizar qualquer situação de risco. Podemos citar o caso de pacientes que apresentam problemas cardiacos, e por isso não poderão receber certos medicamentos de uso anestésico. As medicações, de uso na anestesia, durante o procedimento e após no período pós cirurgia e recuperação, serão escolhidas de acordo com a condição de cada paciente.
O valor de uma cirurgia está muito além da realização do procedimento em sí, depende também da escolha da qualidade dos materiais de cirurgia, como fios de sutura, das medicações anestésicas, da estrutura do ambiente cirúrgico, e principalmente do suporte ao proprietário pelo veterinário até o período de completa recuperação do seu paciente. Cabe ao clinico que irá acompanhar o paciente após uma cirurgia definir que cuidados serão indispensáveis com o animal para que a recuperação seja tranquila e a alta transcorra em menor período.
Se o seu animal necessita passar por algum tipo de cirurgia busque um médico veterinário que esteja registrado regularmente no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Leve o seu bichinho para uma consulta e avaliação pré-cirúrgica, e tire todas as suas dúvidas. Lembre-se também se seguir as recomendações pós operatórias prescritas pelo profissional, pois você também terá responsabilidade pela recuperação do seu animal.
Procure sempre um Médico Veterinário, pois ele é o único profissional habilitado para promover a saúde dos nossos MELHORES AMIGOS!